Campanhas de recolha a decorrer na nossa escola!

domingo, 7 de março de 2010

Recolha de Rolhas de Cortiça

Programa GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus.
Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.
Porquê reciclar rolhas de cortiça?
A rolha de cortiça faz parte da embalagem do vinho e tal como noutras embalagens em que as tampas ou vedantes são reciclados, a rolha de cortiça também deve ser. Sem esta reciclagem a rolha de cortiça não se pode defender a rolha de cortiça como um produto ecológico. Defendendo a rolha de cortiça estamos também a defender o montado de sobro e a biodiversidade que lhe é associada. A matéria-prima cortiça, como produto natural (que necessita de um tempo longo de crescimento) é limitada, pelo que o seu reaproveitamento
não diminui a utilização da cortiça que sai das árvores, mas permite a sua utilização em outros produtos.
Este projecto de reciclagem ajudará o ambiente de 3 formas:
1 – redução de resíduos
2 – defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado
3 – plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas)

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.


Para que serve?

Por cada 1000 rolhas temos a garantia da Quercus que 1 árvore é plantada e cuidada.
O que fazer?
Coloca as tuas rolhas de cortiça nos recipientes “ROLHINHAS” colocados no recinto escolar. Podes trazer rolhas de cortiça usadas dos vizinhos, dos cafés, restaurantes ou outros.

Recolha de Pilhas

Para que serve?
A reciclagem de pilhas tem essencialmente duas vantagens:
- A primeira tem que ver com o facto de só se poder reciclar aquilo que é recolhido selectivamente. Logo, estamos a diminuir significativamente o risco de deposição descontrolada das pilhas e acumuladores usados, e a prevenir a possível poluição que daí pode advir.
- A segunda vantagem é a da sustentabilidade. Reciclar significa recapturar materiais (no caso das pilhas, Manganês, Zinco, Aço e Carbono), que voltam a ser usados em processos produtivos, sem que seja necessário retirá-los da natureza. Na prática, reciclar significa não gastar tão depressa as reservas daquilo que é para nós precioso.

Como participar?

Coloca as pilhas usadas num dos pilhões existentes na Escola