Campanhas de recolha a decorrer na nossa escola!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Reduzir, Reutilizar Reciclar


Reciclar significa “do velho fazer novo”. A reciclagem só é possível se, em casa, separares os diferentes tipos de embalagens domésticas usadas e as colocares nos contentores próprios do ecoponto.
Fazer a separação dos resíduos significa poupar recursos naturais e matérias-primas, reduzir a energia, assim como diminuir o volume dos detritos nos contentores e no aterro sanitário.
Cada pessoa em Portugal produz cerca de 3 kg de resíduos por dia.
Se apenas uma pessoa produz tanto lixo, multiplica este valor por toda a população e verás que os números são assustadores!
Sabias que uma garrafa de plástico, de vidro ou uma lata de alumínio podem demorar várias centenas de anos a decomporem-se e que cada tonelada de papel produzida implica o abate de 15 árvores adultas?
Mas, hoje em dia, grande parte destes materiais podem ser aproveitados, transformando-se em novos objetos ou matéria-prima, sem perder as suas propriedades.
Este processo de transformar objetos que já não têm utilidade em novos objetos úteis chama-se Reciclagem!


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Recolha de Rolhas de Cortiça

Green Cork - as suas rolhas pela nossa floresta

Vídeo sobre o Green Cork - programa de reciclagem de rolhas de cortiça da Quercus, com António Capelo.




Programa GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus.
Tem como objetivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.
Porquê reciclar rolhas de cortiça?
A rolha de cortiça faz parte da embalagem do vinho e tal como noutras embalagens em que as tampas ou vedantes são reciclados, a rolha de cortiça também deve ser. Sem esta reciclagem a rolha de cortiça não se pode defender a rolha de cortiça como um produto ecológico. Defendendo a rolha de cortiça estamos também a defender o montado de sobro e a biodiversidade que lhe é associada. A matéria-prima cortiça, como produto natural (que necessita de um tempo longo de crescimento) é limitada, pelo que o seu reaproveitamento não diminui a utilização da cortiça que sai das árvores, mas permite a sua utilização em outros produtos.
Este projeto de reciclagem ajudará o ambiente de 3 formas:
1 – redução de resíduos
2 – defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado
3 – plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas)

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.


Para que serve?

Por cada 1000 rolhas temos a garantia da Quercus que 1 árvore é plantada e cuidada.
O que fazer?
Coloca as tuas rolhas de cortiça no recipiente “ROLHINHAS” colocado no "CANTINHO DA RECICLAGEM". Podes trazer rolhas de cortiça usadas dos vizinhos, dos cafés, restaurantes ou outros, pois este ano o Clube Eco-Escolas vai estender esta iniciativa aos restaurante e cafés locais, tal como consta desta carta.
Ajuda-nos a melhorar o ambiente! 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Auditoria Ambiental


A auditoria constitui um dos suportes metodológicos do Programa Eco-Escolas. O seu principal objetivo é o de contribuir para o delineamento de ações concretas adaptadas à realidade da nossa escola.

Assim, contamos com a colaboração de todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos para a realização de mais uma auditoria ecológica.

Para responderes basta clicar aqui.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Hastear da bandeira Eco-Escolas


Foi com muita satisfação que no passado dia 7 de novembro (quarta-feira) foi hasteada a bandeira do Clube Eco-Escolas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu à E.B.I. de São Martinho do Campo o galardão Bandeira Verde.
Foi assim possível içar a bandeira entregue à nossa escola no passado dia 10 de outubro, em Gondomar.
A cerimónia contou com a participação do Diretor do Agrupamento de Escolas de São Martinho, dos professores de Educação Musical Tiago Valério e João Fernandes, dos professores envolvidos no respetivo clube e ainda com a presença de muitos alunos.
Aqui ficam algumas fotografias desse dia:











domingo, 28 de outubro de 2012

Energia Solar

É com muita satisfação que anunciamos a participação da nossa escola no “Concurso Internacional de Desenho e Fotografia de Energia Solar”.

O trabalho do aluno Carlos Santos do 5º F foi selecionado para representar E.B.I. de S. Martinho do Campo para concorrer no escalão 1.

Boa sorte Carlos, a escola está contigo …

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Brigadas Verdes 2012/2013

Estás no 5º ou 6º Ano? Então podes ajudar.

Todas as semanas, uma turma do 2º ciclo, durante a aula de Educação para a Cidadania e com o respetivo Professor, recolhem as embalagens, papéis e outros resíduos existentes no espaço escolar (de acordo com este calendário)
De seguida deverão pesar os resíduos na balança, que se encontra junto da sala de mediação de conflitos, e separá-los corretamente nos ecopontos que se encontram junto ao bufete.


O peso apurado deve ser registado aqui mesmo na secção comentários, selecionando o perfil “anónimo”
IMPORTANTE: Não esqueças de dizer qual a tua turma!

Toda a informação sobre esta atividade, encontra-se aqui.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Somos uma Eco-Escola !!!


Pela segundo ano consecutivo, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu à EBI de São Martinho do Campo o galardão Bandeira Verde. Este galardão constitui o reconhecimento da existência na nossa escola de um programa de educação para a sustentabilidade e de boas práticas ambientais. A sua atribuição só foi possível com o cumprimento de toda a metodologia proposta pelo programa Eco-Escolas, representado em Portugal pela ABAE.
Muitos Parabéns a toda a Comunidade Educativa... alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e outras entidades que tornaram realidade a concretização das atividades permitindo o desenvolvimento do Programa.
Próximo objetivo: manter a bandeira hasteada na nossa escola!
A tua colaboração será imprescindível…
Vem fazer parte deste Projeto!
O ambiente Agradece… e o Planeta também!
A cerimónia da entrega das bandeiras decorreu no passado dia 10 de outubro, em Gondomar, onde a nossa escola esteve representada.
Nesse Dia das Bandeiras Verdes, as escolas premiadas participaram num conjunto alargado de atividades. No final foi entregue a Bandeira Verde a todas as Escolas Galardoadas em 2012.
Aqui ficam algumas fotografias desse dia:












sexta-feira, 29 de junho de 2012

ECO-CÓDIGO

    As frases que constituem o Eco-Código da Escola são as seguintes:

ü Reduzir, reutilizar e reciclar é o lema a adotar.
ü Se pelo Planeta Terra queres lutar, dele tens de cuidar.
ü Os resíduos deves separar para nos Eco-pontos os colocar.
ü Para a vida prolongar, a água devemos poupar.
ü A luz só deves gastar quando a do Sol não podes aproveitar.
ü Para o planeta de cores brilhar, árvores e flores temos de estimar.
ü Para em harmonia viver, a ausência de ruído devemos promover.
ü Para o corpo humano resguardar, produtos biológicos deves utilizar.
ü Produtos hortícolas deves cultivar para melhor te poderes alimentar.
ü Para ar puro poderes respirar a floresta deverás preservar.
ü Para a beleza do Mar usufruir não o podemos poluir.

    Tal como se pode ver no cartaz selecionado para concurso nacional "Poster Eco-Código 2012":

domingo, 17 de junho de 2012

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Visita de Estudo à Resinorte


No passado dia 9 de maio os alunos que integram a equipa ativa do Clube Eco-Escolas, acompanhados pelos professores responsáveis, realizaram uma visita de estudo às instalações da Resinorte, polo do Vale do Ave, localizada em Riba d`Ave. Esta visita teve como objetivo dar a conhecer os processos de valorização e tratamento dos resíduos, desde a recolha até ao destino final. Foi com muito agrado que se verificou o interesse e motivação dos alunos observando todo o processo e colocando questões.
Os alunos saíram da escola por volta das 09:50, tendo feito uma curta viagem. Já na Resinorte, foram recebidos pela engenheira Sofia Oliveira que lhes fez uma visita guiada, explicando o funcionamento da estação de tratamento de resíduos sólidos e os seus benefícios.
A chegada à escola aconteceu cerca das 11:30, tendo ficado para trás uma vivência diferente para os alunos.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

21 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Com o intuito de comemorar o Dia da Agricultura (20 de março) e o Dia Mundial da Árvore (21 de Março), o grupo Eco - Escolas realizou um conjunto de atividades na escola sede do Agrupamento.



No âmbito da Comemoração do dia Mundial da Árvore bem como no sentido de assinalar a chegada da Primavera, o Projeto Eco-Escolas desafiou o espírito criativo e ecológico de alunos e professores do nosso Agrupamento, a qual culminou com a organização de uma exposição intitulada “Eco – Vasos e Arquitetar um papagaio”.

Vaso Vencedor

4º ano Centro Escolar da Costa
Mensagem Ambiental Vencedora

8º E
Papagaio Vencedor

1ºA da EBI de S. Martinho do Campo
 O concurso Eco-Vasos contou com a colaboração dos professores de Ciências da Natureza/Ciências Naturais na orientação doas seus alunos no desenvolvimento do vaso-ecologico a acompanhado de uma mensagem/poema ambiental.
 A construção dos trabalhos a concurso para “Arquitetar um papagaio” foi elaborada por turmas do 1º ciclo, coordenadas pelo professor da área de enriquecimento curricular - Expressão Plástica.
O resultado final de todo o trabalho desenvolvido resultou numa exposição no átrio da entrada da sede do agrupamento, tendo despertado o interesse e curiosidade da comunidade escolar.
 A todos os envolvidos, Parabéns!




 Ainda no dia 21 de março, o grupo Eco – Escolas organizou, no átrio de entrada da escola sede do agrupamento, um espaço para venda de plantas, com a finalidade de angariar verbas para o trabalho a desenvolver na “Horta da Nossa Escola”.
Esta atividade decorreu com forte adesão por parte da comunidade escola, em especial dos professores e funcionários, tendo superado as expetativas.