Deste modo, os Eco-alunos têm vindo a construir uma horta biológica bem como sementeiras em vasos e canteiros, permitindo deste modo concluir a possibilidade de sustentabilidade no ecossistema agrícola numa casa com terreno disponível ou mesmo numa varanda de apartamento.
Todo o trabalho na horta está fundamentado em metodologias participativas, onde o diálogo, o trabalho coletivo e a solidariedade devem ser percetíveis em cada uma das ações.
Os alunos têm procedido à limpeza progressiva de pequenas áreas do terreno e semeado/ plantado as espécies definidas para aquele espaço.
Assim, já procederam à sementeira de malaguetas, ervilhas, favas, cebolo, salsa, coentros, alho francês, morangos, espinafres e ervas aromáticas, bem como a plantação de roseiras, sebes.
Sempre que o tempo não o permite, os alunos têm vindo a construir os diferentes instrumentos e acessórios, bem como os vasos decorados com materiais reutilizados.
Nesta última semana de aulas decorrem algumas atividades no âmbito da comemoração do dia da agricultura (20 de março) e do dia mundial da árvore (21 de março), a saber:
• 20 março – formação teórico - prática promovida pelo responsável de uma exploração de produção agrícola da região.
• 21 março – Exposição dos trabalhos dos concursos “Eco-vasos” e “Arquitetar um papagaio”.
Decorrerá, ainda, a venda de vasos de ervas aromáticas e plantas ornamentais.