Campanhas de recolha a decorrer na nossa escola!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CANTINHO DA RECICLAGEM




A E.B.I. de S. Martinho do Campo associa-se sempre a todos os movimentos de defesa do ambiente. Desde há muito tempo que procedemos à separação dos diferentes tipos de resíduos para futura reciclagem.
Agora, e para tornar o processo ainda mais fácil, quase todas as diferentes campanhas de recolha foram concentradas num único sítio.
O Cantinho da Reciclagem.
Assim quando sais da sala do aluno e sobes para as salas de aula, do lado direito encontrarás o já famoso Rolhinhas, para colocares todas as rolhas de cortiça e que antes se encontrava junto da sala dos professores. Mas não é tudo! Lá também se encontra um recipiente onde podes colocar tinteiros e toneres vazios, outro para rolhas de plástico que irão ajudar a financiar uma cadeira de rodas, um Depositrão, destinado à recolha de pequenos eletrodomésticos e equipamentos elétricos e eletrónicos e ainda um Pilhão.
Não percas esta oportunidade e ajuda a nossa escola a proteger o ambiente.
Contamos contigo.



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Água, um recurso finito!


A água é essencial à maior parte dos organismos vivos. No caso do Homem, necessita de ingerir aproximadamente 2 litros por dia porque o corpo humano é composto por cerca de 60% de água. Atividades como a agricultura, a indústria e uma significativa parcela da produção de energia, também dependem deste recurso natural.
O século XXI poderá enfrentar guerras resultantes de comunidades e países cada vez mais sedentos e desesperados por este recurso.
Estas divergências e conflitos entre comunidades pelo acesso aos recursos hídricos multiplicar-se-ão, tanto mais que se prevê que a população aumente entre 2 mil e 8 mil milhões de pessoas até 2050, num momento em que a ameaça do Aquecimento Global da Terra é uma certeza e ocorrerão fenómenos climáticos extremos, incluindo secas.
Temos meios técnicos para o impedir. Tal como não devemos desperdiçar a água, também não podemos desperdiçar esta oportunidade.
Adquirir hábitos quotidianos sustentáveis é um gesto ao nosso alcance.